Conciência Negra - 20/11


Neste dia 20, comemoramos o dia da consciência negra. Mas existem muitas pessoas que desconhecem os fundamentos desse dia dedicado a reflexão dos rumos que damos à sociedade.
O dia 20 de Novembro 1695 foi a data da morte do mais famoso líder quilombola, Zumbi dos Palmares.
Ao contrário do que muitos pensam, o dia da consciência negra não é somente um feriado onde se pensa nas lutas que envolveram o povo negro no Brasil, mas também um dia para a reflexão do próprio negro e seu papel na sociedade.
Entidades como o Movimento Negro, estimulam crianças, jovens e adultos através da educação, a evitar o auto preconceito e o preconceito com outras raças ou géneros.


Vamos falar em dados.

Segundo o IBGE, no Brasil os negros são correspondentes a 5% da população. Os chamados "pardos", no entanto, que são mestiços de negros com europeus ou índios, chegam a um número próximo da metade da população.

Entre a população negra jovem (especificamente no segmento de 15 a 17 anos), 36,3% cursaram ou cursam o ensino médio; entre os brancos, a parcela é de 60%. Entre aqueles que têm até 24 anos, 57,2% dos brancos haviam atingido o ensino superior, contra apenas 18,4% dos negros.

O rendimento médio da população branca no Brasil é de R$ 812,00; já a dos negros é de R$ 409,00. Entre a parcela de 1% dos mais ricos do país, 86% são brancos.

Fonte Wikpédia


Propomos à você que está lendo a seguinte reflexão: "Você acha que a distribuição de renda entre a população negra Brasileira é justa? Você acredita que o problema vai além da cor, ou o problema se inicia justamente na cor da pele?"

Comente! queremos saber sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Queremos saber o que você achou.